sábado, 6 de outubro de 2012

POLÍTICA

Política não é somente o que acontece na época das eleições.



Já ouvi muitas vezes a frase: "Odeio política". 
Mas na verdade política não é gosto, é consciência!



Precisamos estar conscientes que política somos nós que fazemos e que política é posicionamento. Até mesmo o fato de votar nulo, em branco, escolher qualquer numero sem nenhum critério, enfim .. todos esses são posicionamentos políticos de uma população que escolheu se abster do direito e da "obrigação" de votar.

Enquanto olhamos para a história e vislumbramos um povo que lutava arduamente pelo direito de votar, hoje nos deparamos com uma realidade antagônica, pessoas que se pudessem não iriam nem às urnas no dia da votação. 

As Vitórias da democracia hoje banalizadas!

O povo está cansado de tanta sujeira, de ouvir falar de corrupção, lavagem de dinheiro, compra de votos, escândalos intermináveis na política brasileira. Mas talvez se o povo (e me incluo)  ao invés de escolher um número à revelia ou simplesmente não votar em ninguém, tivesse interesse, buscasse conhecer os candidatos, as propostas de cada um, os partidos e o que defendem, e ao votar tivessem consciência do que estão (estamos) fazendo, certamente as coisas seriam diferente.

Se eles estão lá é porque nós os colocamos lá. E na maior parte do tempo nos queixamos de ter políticos que não fazem nada, jogamos a culpa neles mas esquecemos que o poder de colocá-los e de tirá-los de lá está em nossas mãos. Talvez pareça uma visão simplista, e o é, porque "política" extrapola a esfera eleitoral e governamental.



A cultura de não "pensar" em política, de não querer saber de política, de certa forma convém e muito àqueles que não tem comprometimento com o povo brasileiro e com o progresso da nação. Essa postura contribui para que os corruptos sejam eleitos, tenham poder e continuem lá. 

Uma população com consciência crítica "dá mais trabalho", luta por seus direitos, reivindica, protesta, manifesta sua opinião, entende seu papel e não se exime da sua responsabilidade.

Todos nós fazemos política, conscientes ou não!! 
E a responsabilidade é nossa, disso não podemos fugir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... muito obrigada por ler a postagem e enviar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...